Tinta capta luz solar e transforma em eletricidade
- AEAU
- 20 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Esta tecnologia poderá servir de complemento aos painéis solares
A inovação na construção civil não para. Agora, além dos painéis solares fotovoltaicos para captura de energia solar, cientistas criaram tinta especial que transforma em energia elétrica, denominada de “Tintas Solares”. A ideia é que paredes de edifícios e portões possam tornar-se fonte de produção e captação de energia limpa e renovável. A tinta fotovoltaica é impressa em uma fita de polímeros e plástico, podendo ser instalada em fachadas ou vidros.

O objetivo é otimizar a aplicação com um custo mais acessível e investimento rapidamente recuperado com a economia na redução do valor pago à distribuidora de energia elétrica.
Esta tecnologia poderá servir de complemento aos painéis solares, otimizando o desempenho dos sistemas fotovoltaicos. Dois tipos de tinta solar já apresentam resultados. Um de células solares de ponto quântico, semicondutora em nanoescala. O outro é a perovskita, formada por uma substância oriunda de um mineral de óxido de cálcio e titânico. Ao entrar em contato com a luz do sol, esse permite a catalisação envolvida na divisão dos átomos de hidrogênio e oxigênio da água.
Diversos laboratórios em vários países realizam pesquisas. No Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália, a tinta absorve vapor d'água e produz hidrogênio, combinando óxido de titânio com o sulfeto de molibdénio sintético. Nos Estados Unidos, na Universidade de Notre Dame, a tinta capta a luz solar e a transforma em energia usando nanopartículas de dióxido de titânio com sulfureto. Na Universidade Alberta, no Canadá, a tinta é à base de nanopartículas de fosforeto de zinco. Na Coréia do Sul criou-se uma tinta que possui partículas termoelétricas de telureto de bismuto e materiais que auxiliam a sinterização molecular. Já no Brasil, o instituto de pesquisa mineiro CSEM Brasil produziu uma tinta orgânica capaz de captar energia solar.
A energia solar está se desenvolvendo e vai crescer ainda mais no futuro. A tendência mundial é a diminuição na utilização de combustível fóssil, com o aumento das energias renováveis e limpas. O objetivo é, simplesmente, tornar o mundo em um lugar melhor para se viver, com total respeito ao meio ambiente e com sustentabilidade.
Comments