top of page

Talento que sobra à engenheira Mayara

  • AEAU
  • 2 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

No início dos anos de 1991, lá no sertão do bairro da Marafunda a família de agricultores liderada pelo casal caiçara, “seu” Caetano e “dona” Tereza, ganhava mais uma neta de um de seus filhos, José Carlos. Nascia Mayara Ferreira Santos que conviveu intimamente com a agricultura orgânica e familiar.




Aos quatro anos de idade Mayara ingressou na Jê Academia de Dança, onde deu início a sua carreira em ginástica rítmica. A partir dos 12 anos passou a representar Ubatuba pelo Brasil afora. Resultado, foi campeã sete vezes nos Jogos Regionais, duas vezes nos Jogos Abertos e conquistou três títulos nacionais.

Ao prestar o vestibular em 2009 na Universidade de Taubaté (UNITAU) optou por Engenharia Ambiental e Sanitária, no período noturno. Somente assim conseguiria dar continuidade a sua carreira de ginasta. Pois neste mesmo ano foi contemplada com o salário do “Bolsa Atleta”, programa de incentivo do Governo do Estado de São Paulo aos atletas de destaque em sua categoria. Logo no primeiro ano conseguiu estágio na UNITAU, desenvolvendo estudos no laboratório de solo. De 2012 a 2013 faz estágio na empresa de saneamento COAMBIENTAL em Ubatuba. E em seu último ano de faculdade faz estágio na secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba. Pronto, Mayara forma-se em Engenharia Ambiental e Sanitária. Mas não parou por ai! Tratou de fazer MBA em Agronegócio pela USP – ESALQ.

Em 2015 ingressa definitivamente no mercado de trabalho como autônoma, fazendo laudos ambientais e relatórios de execução e monitoramento de plantio para a incorporadora Atmosfera de Ubatuba. Todo o seu conhecimento também beneficiou a agricultura de seus avós paternos, com orientações na questão da gestão e nas práticas agrícolas.

Em 2017 fez parte da equipe técnica premiada no projeto desenvolvido sobre recursos hídricos. Com esta mesma equipe liderada pelo Dr. Antonio Marchiori, em 2018 seguiu no desenvolvimento do projeto Terra Viva, que tratava de resíduos sólidos de pesca e de poda por processo de compostagem, transformando-os em adubos orgânicos.

Em 2019 faz uma parceria profissional, desta vez com o engenheiro ambiental Guilherme Adolpho, onde juntos desenvolvem atividades de licenciamento ambiental, topografia e regularização de áreas, parceria que dura até os dias atuais.

Finalmente, em 2020 faz mais uma parceria em sua vida profissional, desta vez com a engenheira ambiental Jessica Godoy, onde em apenas alguns meses já possuem um portifólio que alcança mais de 20 licenciamentos em diversos bairros de Ubatuba.

Presta serviços de consultoria ambiental que são licenciamento, autorização e supressão de vegetação e relatórios; laudos e relatórios ambientais; licenças CETESB e DAEE; regularização ambiental e sanitária; processos IBAMA, Prefeitura, CAR e PRAD e, ainda, serviços de administração e planejamento de produção agrícola e confecção de biofertilizante orgânico.

Mayara Ferreira Santos é uma jovem talentosa, engenheira, com 30 anos de idade. É membro da AEAU desde 2015.

 
 
 

留言


ATENDIMENTO SEDE
ENDEREÇO SEDE

UNIDADE UBATUBA

Horário de Atendimento  
8h30 às 12hs e das 13h30 às 18hs

 
Rua Orlando Carneiro, 98 - Centro - Ubatuba - SP - CEP: 11690-063
Telefone: (12) 3832 - 1929 
 

 

Atendimento presencial agendado no site do CREA-SP (www.creasp.org.br):

  • Dúvidas:  0800-017-1811

Desenvolvido por: Adriana Mazucato Martins - ME

bottom of page