Sidney Giraud
- AEAU
- 22 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Arquitetando por Ubatuba
Com cerca de 30 anos de militância na arquitetura, Sidney Giraud possui uma estética criativa única e própria que é reconhecida no primeiro olhar. Seu estilo rústico obedece aos padrões naturais que somado às referência
s e elementos caiçaras trazem o frescor e a leveza em suas mais de 50 obras realizadas em Ubatuba e algumas cidades do estado de São Paulo.
Natural de Santos, Giraud chegou em Ubatuba exatamente no dia 21 de junho de 1970, quando a seleção brasileira de futebol se tornou tricampeã mundial. Desenvolveu seu estilo ao longo de sua trajetória profissional e acadêmica. Ingressou no mercado de trabalho aos 16 anos como auxiliar de escritório e descobriu sua vocação e talento como desenhista na construtora do saudoso engenheiro Samuel Algodoal.
Ingressou na vida acadêmica em 1983 e levou sete anos para se formar. Primeiro na Unitau e depois se transferiu para a faculdade de arquitetura Brás Cubas, em Mogi das Cruzes. Lembra que precisava trabalhar para pagar os estudos. Com isso, muitas vezes subia e descia a serra em sua motocicleta no mesmo dia. Já na década de 1990 abriu sua empresa em sociedade com o engenheiro Marcelo Cunha Canto durante duas décadas e em seguida tornou-se autônomo.

Fatos curiosos em sua vida pessoal revelam que sua família é de origem francesa e chegou em Ubatuba com outras seis. Seus avós eram caiçaras moradores da Enseada. Sua naturali-dade se deu quando sua mãe em busca de mercado de trabalho precisou abandonar Ubatuba e muda-se para Santos, onde se casou e constituiu uma família de cinco filhos.
Hoje aos 60 anos de idade, Sidney Giraud é casado e pai de dois filhos. Caiçara de Santos, no entanto se consi-dera um legítimo e verdadeiro ubatubense de coração.
Commentaires