Rock and roll, amigos, família e muita engenharia
- AEAU
- 16 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de mar. de 2021
Devido à pandemia da Covid-19, o engenheiro Persio Dario Reale, próximo aos 75 anos, está há quase um ano em isolamento social em sua casa no Prumirim, local que optou morar após decidir viver definitivamente em Ubatuba, com mulher e filhos, isso em 2003 após se aposentar. No entanto frequentava Ubatuba desde 1999.

Ao chegar ao município Persio exerceu atividades associativas em seu segmento profissional. Tornou-se membro da AEAU e sua trajetória foi marcada por três gestões consecutivas na presidência e hoje é o atual vice-presidente. Atualmente é coordenador administrativo na União das Associações do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (UNAVAP). No Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) esteve como coordenador no Comitê Temático de Ética, Educação e Exercício Profis-sional no Colégio das Entidades Regionais de São Paulo (CDER) de 2018 a 2020.
Em 2009 lecionou pela Universidade Cruzeiro do Sul, através do INEC- Integração em Educação Continuada, no curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Foi membro da Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) de 2009 a 2017 como inspetor chefe em Ubatuba e, ainda, do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba (CMMA) de 2019 a 2020.
A segunda etapa da sua vida profis-sional aconteceu já em Ubatuba. Nestes 22 anos de vida caiçara realizou dezenas de serviços de consultoria em Engenharia de Segurança do Trabalho para empresas importantes, como Projeto Tamar, Aquário, Itamambuca Eco Resort, e vários condomínios e construtoras como a Almeida & Santos, Sandin, etc.
A primeira etapa profissional aconteceu em São Paulo, mesmo antes de formado. Exerce as engenharias Química, Civil e de Segurança do Trabalho. Foi perito judicial de diversas Varas do Trabalho da capital de São Paulo e cidades do interior do estado. Implantou o programa de “Prevenção de Riscos Ambientais” e de “Condições e Meio de Ambiente de Trabalho”, emitiu laudos técnicos de condições de ambiente de trabalho e realizou inúmeras perícias na área de periculosidade e insalubridade em São Paulo. Ao final, foi diretor técnico da Assessoria de Engenharia e Segurança do Trabalho Reale & Aboud Ltda (ADESTRA), de 1996 a 2003.
Foi membro de diversas entidades como Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE), das Associações dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (APEJESP), Associação Brasileira dos Higienistas Ocupacionais (ABHO) e, ainda, foi vice-presidente da Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho (APAEST) em 1992.
Mas tudo teve início em 1973, quando entrou como estagiário para a empresa de Instalações Elétricas e Hidráulicas Hemel Cel S/A Montagens e Construções, onde foi também responsável técnico e trabalhou por 26 anos.
Em 1974 graduou-se em Engenharia Química e, ainda, concluiu pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho em 1975, ambas pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Em 1980 concluiu o terceiro curso superior, desta vez em Engenharia Civil pela Faculda-de de Engenharia de São Paulo (FESP).

Agora, o que poucos sabem é que Persio possui veia musical. A história poderia ser totalmente diferente e contada na revista eletrônica Senhor F, a Revista do Rock. Aos 18 anos formou-se no Conservatório Musical de Vila Mariana em violino, isso em 1964. Antes, em 1962 ganhou uma guitarra e formou o conjunto Les Aigles, com três amigos, entre eles o engenheiro José Henrique Serra Russo (Inteligraph), e se apresentou em uma emissora de TV, em um programa juvenil. Posteriormente fomou a banda Zakiel'60. Em 1967 também se apresentou nos programas da Jovem Guarda, Ronnie Von, Incríveis e em várias boates como a Cheetah e a Playboy em São Paulo. No mesmo ano gravaram o seu disco, que teve a capa feita pelo publicitário Paulo Orlando, o famoso Polé, que também mora em Ubatuba.
Bem, esta é a história de Persio. Casado há 45 anos com Jeniffer Aboud Reale, com quem possui três filhos e três belas netas, duas nascidas em terras caiçaras e outra em solo paulistano. Persio está na ativa, trabalhando em home office e aguardando a vacina!
Comentarios