Reciclar, uma prática sustentável!
- AEAU
- 30 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Você sabia que todos os anos o Brasil descarta cerca de cem milhões de toneladas de entulho e que toda esta sujeira empilhada formaria sete mil prédios de dez andares? Pois é! Além do problema ambiental, o descarte irregular gera a proliferação de insetos e roedores causadores de doenças, gera assoreamento dos rios, enchentes, co

O bacana é saber que o descarte produzido pode ser reciclado. Telhas, pedras, azulejos, areia, madeira, plástico, papelão e outros produtos descartados podem voltar a ser usados proporcionando economia de até 80% na obra.
Para evitar o descarte ilegal em vias públicas, terrenos baldios, à beira de rios e córregos, depósitos clandestinos e lixões é necessária a implantação de usina para reciclagem, o que pode acontecer numa parceria público-privada.
Precisa de gestão política dos municípios para a criação de um novo modelo econômico. Os benefícios são muitos. Os resíduos recolhidos podem ser transformados em matéria-prima para obras da prefeitura, como areia, pedra e brita. Com a implantação de uma usina gera-se emprego e renda, estimulando a criação de cooperativas.
Ao construtor fica a responsabilidade de implantar planos para gerenciamento de resíduos em suas obras, observando as orientações na resolução do CONAMA 307/2002, no plano de resíduos estadual aprovado em 2020 e no âmbito municipal de Ubatuba seguir a gestão de resíduos prevista na lei 3802/14. As empresas de caçambas também são responsáveis pelo destino de forma correta.
Hoje existem no Brasil 350 usinas. Em 2010, o Ministério do Meio Ambiente deu prazo até 2020 para estados e municípios elaborarem os planos de gestão de resíduos.
Comments