top of page

Radier, solução para sua fundação

  • AEAU
  • 24 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Houve um tempo em que a presença de solos com alta deformabilidade e baixa capacidade de suporte era o suficiente para tornar uma área imprópria para receber uma construção. Mas o desenvolvimento tecnológico mudou esse cenário. Hoje já não representa desafio intransponível e o radier de concreto é solução de fundação para vários tipos de solo. Embora simples, o método não pode prescindir de cuidados tanto em seu dimensionamento, quanto nas etapas de execução e a investigação do subsolo.



A simplicidade de execução e o fato de dispensar intensas movimentações de terra fazem com que o radier seja bastante competitivo tanto em obras com sistemas tradicionais, quanto em projetos que envolvem soluções construtivas industrializadas. O radier de concreto funciona como uma laje contínua projetada para suportar as cargas de todos os pilares e paredes, bem como de eventuais pressões do lençol freático. Este elemento costuma ser utilizado em substituição às sapatas diretas, quando, por imposição do projeto, elas precisam se aproximar muito umas das outras ou se sobrepor.




Aplicável à maioria dos tipos de solo, exceto naqueles com baixa resistência superficial, o radier distribui a carga da edificação e é utilizado em edifícios térreos ou com poucos pavimentos. Mas é possível encontrar exemplos de edifícios altos que se aproveitaram dessas fundações, como o arranhacéu em Dubai, Emirados Árabes Unidos, erguido sobre um radier de 3,70 m de altura e estacas com diâmetro de 1,50 m.



TIPOS DE RADIERS



O radier pode ser classificado como flexível quando não possui vigas de concreto, ou rígido quando possui vigas de concreto para aumentar sua rigidez. Dependendo das características do solo e da escala do projeto, o radier pode ser armado, protendido ou produzido com concreto reforçado com fibras. O primeiro, mais usual, é indicado para a construção de casas e de edifícios com, no máximo, quatro ou cinco pavimentos. Em edificações mais altas, ou quando o radier precisa ser maior – com mais de 6 m – pode ser mais vantajoso recorrer ao radier protendido, que permite diminuir o consumo de concreto e de aço. Com o radier protendido, consegue-se velocidade na execução.

A NBR 6122 trata sobre projeto e execução de fundação, no entanto a utilização do radier poderia ser mais amplo se houvesse no Brasil uma norma técnica específica para tratar especificamente sobre esse sistema de fundação.

 
 
 

Comentarios


ATENDIMENTO SEDE
ENDEREÇO SEDE

UNIDADE UBATUBA

Horário de Atendimento  
8h30 às 12hs e das 13h30 às 18hs

 
Rua Orlando Carneiro, 98 - Centro - Ubatuba - SP - CEP: 11690-063
Telefone: (12) 3832 - 1929 
 

 

Atendimento presencial agendado no site do CREA-SP (www.creasp.org.br):

  • Dúvidas:  0800-017-1811

Desenvolvido por: Adriana Mazucato Martins - ME

bottom of page