Plugado no Sol
- AEAU
- 18 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Energia fotovoltaica. Consumo de energia limpa e renovável!
O Sol é a estrela mais próxima da Terra. Tem aproximadamente 150 milhões de quilômetros de distância, 332.900 vezes maior que o nosso planeta e temperatura de cerca de 6 mil graus k. É a fonte de energia para todos os seres vivos há cerca de 4,57 bilhões de anos. A luz se desloca a uma velocidade de 300 mil km/s e viaja no espaço por cerca de oito minutos para chegar à Terra.
A origem da utilização de energia solar pela raça humana data do século VII a.C. A tecnologia já percorreu um longo caminho, mas as inovações mostram que ela está ainda só no começo. Além de ser econômica e renovável, também contribui para um planeta mais sustentável.
A energia solar fotovoltaica é gerada através de painéis solares instalados no telhado que refletem os raios solares através das células fotovoltaicas e os transformam em energia elétrica. A geração de energia é possível mesmo em dias nublados ou chuvosos.
Após a instalação, seu relógio de energia é trocado por um bidirecional, que registra tanto o seu consumo quanto a energia excedente que o seu sistema solar injeta de volta na rede. Caso a energia gerada seja maior que o consumo no mesmo momento, ela é injetada na rede da concessionária. Com isso, acumula créditos, abatidos nas faturas de energia.
Inovações estéticas foram feitas, como as telhas solares da Tesla que visam tornar as retangulares placas solares mais agradáveis ou bonitas. Outra frente neste quesito é a fotovoltaica aplicada à construção, no qual painéis solares flexíveis, ou até mesmo rígidos, são incorporados diretamente no projeto, como carports solares.
Na prática, para o consumo de energia que gera um custo mensal em torno de R$ 400,00, e se for plugado na energia solar com a instalação de 14 painéis de 405W, que ocupa uma área de 45,6 metros quadrados, com potência de 5,7 kWp, terá uma produção de 558,65 kWh/mês. Economia anual de 5.027,89. O investimento é de cerca de R$ 30 mil.
Comments