Diretoria discute alternativa para saneamento
- AEAU
- 19 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2021
Na tarde do dia 9 de fevereiro, a diretoria da AEAU recebeu na sede da entidade representantes da empresa Tecnipar Ambiental, para discutir alternativas na questão do tratamento do esgotamento sanitário em Ubatuba, que possui menos de 40% de cobertura pela concessionária da Sabesp. Especializada em saneamento básico, a empresa apresentou um biodigestor desenvolvido com tecnologia avançada.

Participaram da reunião os representantes da AEAU José Carlos Vital, Cláudio Luiz Haddad, José Carlos Pereira Peixoto Junior, Deborah Ester dos Santos e Carlos Alberto Mendes pelo CREA-SP. A Tecnipar contou com os gerentes Sérgio Bianchi, Bruno Siqueira e Eduardo Lorena, acompanhados por Antonio Augusto de Oliveira Neto, representante autorizado da empresa no Litoral Norte.
O produto é composto por um biodigestor, nos modelos 600 e 1.300 litros, para residências e uma estação compacta para grandes empreendimentos, que reúne os processos da fossa séptica e filtro anaeróbico.
Segundo os representantes da empresa, o sistema de tratamento é completo e elimina até 80% de matéria orgânica presente no efluente. “A manutenção do equipamento é simples e não há necessidade de intervenção diária nem de caminhão limpa fossa. Possui 100% de impermeabilização”, afirmou Bruno Siqueira da Tecnipar.

O presidente da AEAU considerou o produto adequado para implantação nos bairros de Ubatuba desprovidos de siste-ma de tratamento de esgoto, já que é de fácil instalação. “Com certeza este sistema proporciona saúde e mais qualidade de vida para a população, além de atender às questões ambientais do município. Nossa entidade levará esta tecnologia para ao Executivo municipal, para apreciação técnica das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo”, finaliza o presidente da AEAU, José Carlos Vital.
Kommentare