Arquitetura em dose dupla
- AEAU
- 14 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

No início da década dos anos 2000, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Módulo em Caraguatuba, Litoral Norte Paulista, teve cadeiras ocupadas por dois caiçaras de Ubatuba: Jurandyr de Paula Leite Junior e Diego Gomes dos Santos. Se tornaram amigos e ao final firmaram sociedade. Ainda no último ano, em 2006, criaram o nome do escritório que se chama Arquitetuba, que fica na rua Conceição, no centro da cidade. O imóvel era da família de Diego e foi adaptado em estilo rústico, adquirido posteriormente e hoje divide o espaço com o Café Diju.
Ambos são filhos de caiçaras e a história é semelhante. Durante a infância desenvolveram o talento para o desenho de paisagens, histórias em quadrinhos e caricaturas. Hoje a dupla tem 15 anos de mercado e soma pelo menos 30 obras de norte a sul de Ubatuba e, por indicação de clientes satisfeitos, outras em São Paulo e Rio de Janeiro. O estilo arquitetônico é idêntico, obras rústicas com utilização de materiais em vidro, madeira e vãos abertos, sempre pensando na sustentabilidade.
Jurandyr lembra que durante o ensino médio habilitou-se em técnico de contabilidade e aos 15 anos ingressou no mercado de trabalho. No vestibular optou por seguir a carreira na área, sendo aprovado na Universidade de Taubaté (UNITAU). No entanto o horário para cursar o nível superior não era compatível. Com isso optou pelo curso de arquitetura em Caraguatatuba, com horário flexível. Aos 45 anos, Jurandyr é casado e pai de uma filha.
Diego revela que tinha o propósito de ser biólogo marinho. No entanto, sua mãe o influenciou para seguir a carreira de arquiteto, já que identificava a vocação pelo desenho artístico. Seguiu a orientação materna. Considera-se plenamente realizado por ter encontrado a sua verdadeira vocação. Aos 38 anos de idade, Diego está no auge da sua carreira profissional.
Afinal, uma dupla de profissionais da arquitetura que deu certo, transformando a necessidade de moradia dos clientes em casas definitivas para uma vida toda!
Comments